facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
abrasme
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

Pré-Fórum Microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

06/05/2021 19:44

Equipe ABRASME

Notícias,

Pré-Fórum Microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

Pré – fórum microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental11 a 18 de maio de 2021 ABRASME – UFOP – OURO PRETO – MARIANA – ITABIRITO, MI

Pré – fórum microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
11 a 18 de maio de 2021

 

ABRASME – UFOP – OURO PRETO – MARIANA – ITABIRITO, MINAS GERAIS

 

designsemnome9-1620337439.png

Em 1987, na cidade de Bauru, São Paulo, aconteceu o Encontro do Movimento Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental do Brasil convergindo quase uma década de articulação e luta pela desconstrução do modelo asilar, manicomial, violento e mortificante a que historicamente eram destinadas milhares de pessoas consideradas loucas, errantes, doentes mentais e dissidentes políticos no país.
Nesse encontro foi promulgada a Carta de Bauru, que deu origem ao Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e adotou o dia 18 de maio como a data de lembrança, luta e manifestações “Por uma Sociedade sem Manicômios”.
Desde de então, todos os anos, durante o mês de maio e especialmente no dia 18 de maio, trabalhadores, trabalhadoras, usuários, usuárias, familiares, políticos, artistas, militantes e ativistas e milhares de pessoa que integram os movimentos sociais, redes e coletivos ligados aos direitos humanos e a saúde mental se manifestam e reivindicam o direito à saúde, a valorização da vida e da dignidade humana e o cuidado em liberdade como fundamentos para os tratamentos, acompanhamentos e qualidade de vida de todas as pessoas, especialmente aquelas, que por diferentes situações, sofrem, trabalham e cuidam do sofrimento e transtorno mental. Essa luta política, a luta antimanicomial, há 34 anos movimenta e impulsiona a transformação da política pública de saúde mental no Brasil na direção da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da efetivação dos direitos sociais e à saúde no Brasil. 
A microrregião dos Inconfidentes, constituída pelos municípios de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, em Minas Gerais, participam desse grande movimento nacional todos os anos, realizando ações de cuidado, arte e protesto para valorização e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial dos municípios, integrando profissionais, usuários, familiares e apoiadores numa grande rede de afetos, cuidado e amizade. 
Em 2021, Ouro Preto sediará de 3 a 7 de setembro, o 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME). O evento-movimento vem sendo construído desde agosto de 2020 pelas mãos e solidariedade de um grande número de pessoas do Brasil e América Latina, contando com o apoio e parceria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e as Prefeituras Municipais dos 3 municípios da microrregião.
Como forma de convite e preparação para o evento, mas também de participação, memória e resistência da luta antimanicomial na microrregião dos Inconfidentes será realizado de 11 a 18 de maio o Pré-fórum microrregional do 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental com programação que envolve arte, cultura, debates, oficinas e conhecimentos sobre os direitos humanos e a saúde mental, na perspectiva política de enfretamento aos retrocessos na política de saúde mental brasileira dos últimos anos. De acolhimento ante ao enorme sofrimento advindo da pandemia que assola o povo brasileiro. E de integração, fortalecimento e expansão da Rede de Atenção Psicossocial das três cidades.
Dessa forma o 5º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental se integra a todo país numa ampla e bela convocação e manifestação em defesa da vida, dos direitos humanos e do cuidado em liberdade.
Toda programação é gratuita e será transmitida pelo Facebook e canal do Youtube da ABRASME e contará com recursos de acessibilidade.
O Pré-fórum microrregional do 5º Fórum dos Direitos Humanos e Saúde Mental é assim uma preparação, manifesto e convite para a luta contra todas as formas de manicômios, pelo direito à saúde e vida digna.
As inscrições e submissão de trabalhos e obras audiovisuais para o 5º Fórum de Direitos Humanos estão abertas com valores promocionais pelo site www.direitoshumanos2021.abrasme.org.br. Siga a ABRASME nas redes sociais e ingresse nesse movimento de luta, afetos e resistência!

 

NENHUM PASSO ATRÁS: MANICÔMIO NUNCA MAIS!
POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS! 

 

Outo Preto 06 de maio de 2021.

siteo-logog