facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
abrasme
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

A Abrasme apoia a Moção de Pesar e Solidariedade dos usuários e usuárias de saúde mental

18/11/2022 13:37

Equipe ABRASME

Notícias, Incidências,

A Abrasme apoia a Moção de Pesar e Solidariedade dos usuários e usuárias de saúde mental

Abrasme vem prestar seu apoio a Moção de Pesar e Solidariedade dos usuários e usuárias de saúde mental aprovada na V Conferência Estadual de Saúde Mental do PR

A Abrasme vem prestar seu apoio a Moção de Pesar e Solidariedade dos usuários e usuárias de saúde mental aprovada na V Conferência Estadual de Saúde Mental do Paraná.

 

"Declaramos o nosso pesar pela ausência expressiva de pessoas em processo de sofrimento psíquico, usuárias dos serviços públicos de Saúde Mental, participando como delegadas nas Conferências de Saúde Mental do Paraná. Considerando que 5O% das vagas para delegados são destinadas ao segmento dos usuários, se faz urgente perguntar e superar os motivos pelos quais grande parte dos usuários, pessoas historicamente estigmatizadas e vulnerabilizadas, não consegue alcançar tais espaços democráticos e populares de disputa e construção de políticas públicas de saúde mental. A não ser e quando muito, na condição de usuários convidados para se
apresentarem por meio da arte e da cultura; a não ser, por exemplo, na condição de usuários integrantes de grupos de Economia Solidária convidados para realizar exposições e comercializarem produtos como forma de geração de renda e de inclusão pelo trabalho. No limite, exibindo parte do resultado alcançado pela RAPS no tratamento e cuidado da Saúde Mental. 
Desse modo, qual o papel social e político que cabe aos usuários ocupar quando, mesmo adentrando espaços de construção de políticas públicas, como esse, nessa V Conferencia, não lhes cabe participar do processo democrático de construção, debate e eleições de propostas que dizem respeito também a eles próprios? Senão o papel de ludicidade - de expressão artística e de geração de renda pelo trabalho? Como acolhê-los para além disso, uma vez que se fala em autonomia, protagonismo e emancipação dos usuários dos serviços de saúde mental? Como garantir o direito de participação como delegados que lhes cabe também?".

 

Clique aqui e leia a Moção completa. 

incidência-abrasme-(27).png
siteo-logog