Ontem, 30 de março, foi realizada a Plenária Antimanicomial, fruto das Ágoras de diálogos promovidos entre a Abrasme e diversos coletivos de saúde mental antimanicomial do país. A Plenária contou com a presença da Dra. Sônia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Drogas/MS e do sociólogo diretor do Departamento de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua do MDHC, Leo Pinho.
A gestão traz a perspectivas antirracistas com a criação da Assessoria de Raça, Gênero e Etnia, uma Coordenação Geral de Desinstitucionalização e Direitos Humanos que traduz a concepção de uma política Antimanicomial onde a garantia da promoção e respeito aos direitos humanos é a base da política. Foram apontados pelas lideranças de coletivos presentes, pontos de fortalecimento fundamentais como a rede de saúde mental AD III e sua ampliação, estratégias de inclusão social como economia solidária, iniciativas socioculturais, além da construção do protagonismo de usuários destacado pela equipe do departamento.
Foi anunciada a composição da estrutura do departamento como de médio porte. Segue a descrição de cargos e nomeadas/os:
- Diretora - Sônia Barros, enfermeira, profa. aposentada da USP;
- Assessor - Marcelo Kimati, psiquiatra, prof. da UFPR;
- Assessoria de Raça, Gênero e Etnia;
- Assessoria de Monitoramento, Avaliação e Pesquisa - Marcia Oliveira, enfermeira, profa. da USP;
- Assessoria de Comunicação e Transparência;
- Serviço de Gestão Técnica e Administrativa;
- Coordenação Geral de Redes e Serviços de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - Neli Almeida, psicóloga, profa. do IFES/RJ;
- Coordenação Geral de Desinstitucionalizacã e Direitos Humanos - João Mendes de Lima Jr, psicólogo, prof. da UFRB;
- Ambas as Coordenações Gerais possuem coordenadoria adjunta.
Após muita luta dos coletivos antimanicomiais de todo o país, finalmente estamos saindo da onda de retrocessos dos últimos 6 anos e vislumbrando um novo momento de diálogo e construção. A Abrasme felicita Leonardo Pinho e Sônia Barros pela efetivação de uma conquista apoiada pela luta dos movimentos sociais pela garantia de atores que os representem.