23 anos da Lei 10.216: Os impactos no cuidado de enfermagem em Saúde Mental no Brasil.
Data: 06 de abril de 2024
Horário: 10h
Transmissão: YouTube da ABRASME
Em 1852, foi inaugurado o Hospício Pedro II, considerado o marco da psiquiatria no Brasil. A Enfermagem era exercida por leigos e coordenada pelas irmãs de caridade. A função dessa Enfermagem era manter a ordem no asilo através da vigilância, repressão, violência e disciplina.
Passados dois séculos, o trabalho da Enfermagem em Psiquiatria se adaptou, contudo a partir da Lei 10.216 de 2001 a Saúde Mental sofreu enorme transformação em suas práticas. E a Enfermagem?
Vamos conversar no próximo dia 6 de abril, data em que a Lei completa 23 anos de sua publicação, com os Enfermeiros Alexander Ramalho, Luciana Alleluia e Cristina Loyola sobre essas mudanças ocorridas nas práticas de cuidado em saúde mental. A Enfermagem ainda é manicomial? Não perca!
Alexander Ramalho - Diretor regional Sudeste da ABRASME, Supervisor clínico-institucional de CAPS e SRT.
Luciana Alleluia - Enfermeira especialista em Saúde Mental, pesquisadora, doutoranda Fiocruz Ceará/UFF.
Cristina Loylola - Professora emérita da UFRJ.
Realização: ABRASME e LAPS/ENSP/Fiocruz
#DescricaoDaImagem: Card possui fundo branco com detalhes em amarelo e vermelho. Título destacado na parte superior: “23 ANOS DA LEI 10.216: os impactos no cuidado de enfermagem em Saúde Mental no Brasil”, e abaixo informações do evento conforme texto acima. Dentro de circulos está a foto de cada um dos participantes da live com seus nomes e referências institucionais. Logo da ABRASME e LAPS e contatos das redes sociais estão na parte inferior da imagem.