facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
abrasme
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

NOTA PÚBLICA ABRASME - Diretoria 2022-2024

11/09/2024 11:36

Equipe ABRASME

Notícias, Incidências,

NOTA PÚBLICA ABRASME - Diretoria 2022-2024

Nota Pública ABRASME - Diretoria 2022-2024

A Associação Brasileira de Saúde Mental/ABRASME tem sido submetida, nos últimos dias, a ações difamatórias por meio de mensagens em listas de transmissão de WhatsApp e postagens em redes sociais, pela associada Miriam Senghi. A referida senhora vem se utilizando de deturpações de informações obtidas por dados de acesso público, palavras de baixo calão e injúrias, e assim vem difamando diretoras/es, fazendo ilações falsas sobre pesquisadoras/es sérios, na tentativa de confundir o público e gerar suspeição sobre a conduta destes profissionais em seus projetos de ordem pessoal em instituições onde realizam suas atividades acadêmicas. Não achando suficiente, expõe publicamente bolsistas de projetos em desenvolvimento, divulgando seus ganhos e dando a entender que são pessoas envolvidas em atos ilícitos.

 

Com a seriedade que fez da ABRASME uma entidade reconhecida nacionalmente e com atuação inequívoca na defesa dos Direitos Humanos e das Políticas Públicas que primam pelo avanço da Luta Antimanicomial, optamos por uma ação contundente de interpelar criminalmente na justiça a senhora em questão, de forma a que apresente as devidas provas, tendo como devido escalonamento a abertura de processo judicial por calúnia, difamação, injúria e posteriormente danos morais.


Não pactuamos com a estratégia usada desde a ditadura cívico-militar por meio de jornais de ampla circulação e reproduzida nos tempos sombrios vividos pelo país até 2022 com a utilização de redes sociais para trocas de insultos, calúnias e difamações de pessoas ou entidades. Da mesma forma, não utilizamos estes meios para longas bravatas de forma a obter publicidade e seguidores. Acreditamos que no advento de ilicitudes o poder judiciário é a instituição constitucionalmente legitimada para apuração e medidas cabíveis.


Desta forma, através do processo 5866108-18.2024.8.09.0003 instituído no  JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE ALEXANIA DO ESTADO DE GOIÁS/GO, apresentamos a interpelação judicial contra a Sra. Miriam Senghi. Embasado no direito penal em crimes contra a honra: calúnia, injúria e difamação.


Esta nota está voltada a prestar esclarecimentos sobre as ações adotadas pela ABRASME e reafirmar em nome de sua Diretoria que iremos buscar todas as formas de justiça e reparação judicial de modo a garantir a imagem desta longeva entidade. Em paralelo, informamos que está sendo instaurada uma Comissão de Ética para apurar administrativamente, perante a entidade, a postura desta associada conforme previsto no estatuto.

 


11 de setembro de 2024

 

Diretoria 2022 - 2024
Associação Brasileira de Saúde Mental

 

Acesse a interpelação na íntegra clicando aqui.
 

Informe: os nomes expostos pela acusada e dados pessoais foram preservados.

 

4819-8.png
siteo-logog