Foram 3 dias de 9CBSM, mais de 1.400 pessoas vindas de toda parte para Belém/PA trazendo consigo suas experiências e afetos. Na volta levando na mala, além de saudade, a esperança de espaços de construção coletiva e antimanicomial, de polÃticas públicas baseadas nos direitos humanos e na potência do bem-viver para nos fortalecer nesta caminhada.
Mais de 70 palestrantes, passando por 14 minicursos, 5 oficinas, 8 mesas redondas, 2 grandes debates, 2 ágoras antimanicomiais, 2 cinedebates e 1 conferência, e outros tantos encontros.
Mas nada seria possÃvel sem a nossa monitoria, composta por 180 estudantes de graduação e pós-graduação, que com toda sua gentileza e afeto fizeram esse Congresso possÃvel.
Sempre ouvimos que a boniteza dos nossos eventos são os encontros e a diversidade, e observamos isso nos mais de 700 trabalhos, distribuÃdos em 74 rodas de conversa.
Vocês viram o toré? A mostra de cinema vozes ancestrais, o carimbó, a camerata, as exposições? A música e a cultura do norte se fizeram presente em todas as suas formas. Os espÃritos das águas e floresta inundaram nossas vivências!
E não poderia faltar nossa Tenda da Educação Popular, nomeada de Tenda das Encantarias, trazendo para o congresso os encantos e os encantados. Através de apresentações culturais, mas também trazendo para rodas de conversas os agentes que produzem, trocando seus saberes e fazeres nas discussões. A ancestralidade esteve presente!Â
A FUNDACENTRO e a ABRASME trouxeram o I Simpósio sobre Ecosol e saúde mental, abarcando experiências de toda parte do paÃs, abordando a inclusão social através do trabalho justo e solidário.
E teve eleição! A nova Diretoria da ABRASME foi eleita, trazendo as pautas que serão norteadoras para os próximos anos, assim como a aprovação do novo estatuto da ABRASME e as moções que dialogam com o que queremos para a saúde mental.
Agradecemos as Comissões Organizadora, CientÃfica, Local, instituições apoiadoras, monitoria, prestadores de serviço, congressistas, colaboradores da feira de ecosol, artistas e palestrantes.
Já estamos com saudade, mas entusiasmadas/os para Vitória/ES em 2026!