facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
abrasme
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

Anais do Seminário Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos

10/03/2020 15:16

Equipe ABRASME

Anais do Seminário Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos

Anais do Seminário Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos: construindo esperança.São Luís - Maranhão.

 

 

 

ANAIS - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS: construindo esperança

São Luís, Maranhão.

 

 

 

02 E 03 DE AGOSTO DE 2019/ SÃO LUÍS – MA

 

Seminário organizado pelo Coletivo Abrasme Maranhão que objetivo de fortalecer o cuidado em saúde mental alicerçado nos princípios da reforma psiquiátrica, visando a integração de instituições, profissionais, usuários, familiares e comunidade em geral. Além de apresentar e difundir práticas de cuidado em saúde mental que favoreçam o exercício de cidadania.

 

Participaram do Seminário 650 pessoas, entre profissionais e estudantes da área da saúde, educação, assistência social, justiça, usuários e familiares de saúde mental.

Além da programação de palestras e mesas, foram ofertados 05 minicursos de acordo com a disponibilidade de palestrante e número de inscritos, a saber: práticas clinicas em situação de suicídio, intervenções nos transtornos de espectro autista, diagnóstico e tratamento de transtornos afetivos, projeto terapêutico singular, práticas clinicas no acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Foram apresentados trabalhos produzidos por estudantes, profissionais e docentes, em forma de pôsteres e como comunicação oral. Nas comunicações orais utilizou-se metodologia diferenciada no formato de roda de conversa, metodologia que bem aceita e avaliada pelos participantes. Cada pessoa pode submeter como autor até dois trabalhos e ser coautor de até 03 trabalhos. Foram 130 trabalhos aprovados distribuído nos seguintes eixos temáticos:

• Experiências inovadoras de cuidados em Saúde Mental em meio comunitário.

• Boas práticas de cuidado em saúde mental em serviços não especializados.

• Cuidado em saúde mental nos espaços hospitalares.

• Cuidado como estratégia de resgate de cidadania.

• Protagonismo de usuários e familiares de saúde mental. 

A área de Saúde Mental se fez ainda representar por 16 serviços de saúde mental também puderam fazer exposição de trabalhos fabricados pelos pacientes nas oficinas terapêuticas e de geração de renda.

Os conferencistas, os palestrantes e moderadores de mesa receberam como lembranças os trabalhos produzidos pelos pacientes.

 

Clique aqui para download.

siteo-logog