No dia 09 de setembro de 2026, a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) esteve presente no lançamento do Projeto de Lei nº 2035/2026, que institui a Política Nacional de Redução de Riscos e Danos. A iniciativa representa um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental e ao cuidado integral, com foco na promoção de direitos e do cuidado relacionados ao uso de substâncias psicoativas.
Durante o evento, Ana Paula Guljor, destacou a relevância da proposta para consolidar práticas de cuidado que respeitem a dignidade humana, ampliem o acesso a serviços de saúde e promovam estratégias de prevenção e acolhimento. A entidade reforçou seu compromisso histórico com a defesa da Reforma Psiquiátrica e com a construção de políticas que priorizem a vida, a cidadania e o cuidado em liberdade das pessoas.
O PL 2035/2026 surge como resposta às demandas de diversos movimentos sociais e entidades, que há anos reivindicam uma política nacional estruturada e orientada pela perspectiva da redução de danos.
A ABRASME seguirá acompanhando a tramitação do projeto e mobilizando sua rede de associados e parceiros para garantir que essa política seja aprovada e implementada de forma efetiva em todo o país.






