No dia 13 de março a ABRASME, representada por sua presidenta, Ana Paula Guljor, esteve no Senado Federal em articulação com o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), representado pelo vice-presidente André Carneiro Leão, em incidência na agenda antimanicomial com o Senador Humberto Costa. Neste encontro estavam presentes Pedro Costa, militante antimanicomial e professor da UnB,  e Rozangela Camapum, representando o gabinete do Deputado Distrital Gabriel Magno (PT), indicada pelo CRP-DF.
Foi pautado Projetos de Lei (PL) em tramitação, tendo como destaque o PL 551/2024 ainda na Camara de Deputados e a PEC 45/2024 cuja votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal aconteceu pouco antes desta reunião.
Foram reafirmados princÃpios caros ao movimento antimanicomial, reforçando a necessidade de uma agenda propositiva entre os senadores progressistas e os movimentos, entidades e conselhos de controle social. Durante a reunião foi pactuado a construção de uma agenda de encontros como forma de interlocução sobre tramitações e elaboração de proposições legislativas entre o Senador/Assessorias com CNDH, entidades e movimentos sociais.
Â
#IncidênciaABRASME
#LutaAntimanicomial
Â